Saúde paraibana atende critérios para o Conecte SUS e Rede Nacional de Dados em Saúde

O Governo Estadual promoveu, em parceria com o Ministério da Saúde, uma Oficina de Expansão da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e das plataformas Conecte SUS – etapa Paraíba. O evento, realizado em João Pessoa, teve como objetivo capacitar os municípios para a integração e utilização eficaz da Saúde Digital no Brasil.

A importância da Saúde Digital foi ressaltada pelo gerente-executivo de Tecnologia da Informação em Saúde da SES, Kleyber Aráujo. Ele enfatizou a necessidade de integrar os municípios e serviços especializados à RNDS nos próximos oito anos. O objetivo é proporcionar acesso a exames, agenda de saúde, carteira de vacinação e demais informações do SUS aos usuários.

A Paraíba já conta com 108 municípios conectados à RNDS, mas a meta é alcançar a integração total até 2024. Para isso, é fundamental engajar os municípios e fortalecer a ação de Saúde Digital 4.0. A integração dos municípios permitirá que o aplicativo Conecte SUS forneça informações sobre os serviços de saúde em todo o país.

Josélio Queiroz, líder do projeto RNDS e Conecte SUS do Ministério da Saúde, ressaltou a importância da capacitação dos profissionais para garantir a integração das unidades de saúde. A disseminação do uso das plataformas tem contribuído para a evolução da Paraíba nesse sentido.

A Rede Nacional de Dados em Saúde e o Conecte SUS são ferramentas essenciais para facilitar o acesso dos profissionais e pacientes às informações de saúde. A capacitação dos profissionais da rede estadual de saúde visa otimizar o atendimento aos pacientes paraibanos, garantindo um cuidado mais qualificado e eficaz.