‘Cuidar-SE’ encerra primeiro semestre com ação contra a pobreza menstrual
Projeto garante distribuição de absorventes e conscientização
O Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Seduc), realizou o ‘Cuidar-SE’ no primeiro semestre de 2024. O programa visa proporcionar absorventes gratuitos e promover atividades educativas sobre saúde, higiene pessoal e menstruação. Até junho, 24.045 absorventes foram distribuídos nas escolas públicas estaduais, com a meta de alcançar 218.568 absorventes ao longo do ano.
Implantado em fevereiro, o programa abrange as 319 escolas estaduais e fornece absorventes para jovens de 9 a 21 anos. O foco principal é acolher e apoiar pessoas que menstruam, disponibilizando itens de higiene e realizando ações de combate à pobreza menstrual e ao preconceito presente nas escolas.
Inspirado na conscientização sobre a menstruação, o programa dialoga com iniciativas federais sobre Dignidade Menstrual e Saúde na Escola. Além disso, busca capacitar profissionais e sociedade civil sobre saúde, higiene pessoal, saúde menstrual, sexual e reprodutiva, e oferecer absorventes gratuitos.
Eliane Passos, diretora do Dase, destaca a implementação de novas ações para fortalecer o conhecimento dos alunos sobre a menstruação digna. “Distribuímos 72 mil cartilhas aos alunos-alvo do ‘Cuidar-SE’, visando promover a prevenção e cuidados com a saúde pessoal e íntima juntamente com o ‘Acolher’”, comenta Eliane.
Em parceria com o ‘Cuidar-SE’, profissionais do programa de Acolhimento Psicossocial nas Escolas Estaduais de Sergipe vão abordar a dignidade menstrual de forma positiva para os alunos. “A cartilha informativa aborda a menarca, ciclo menstrual, cuidados de higiene pessoal, com uma linguagem adequada ao público das escolas estaduais”, conclui Eliane Passos.
Editora do blog ‘Meu SUS Digital’ é apaixonada por saúde pública e tecnologia, dedicada a fornecer conteúdo relevante e informativo sobre como a digitalização está transformando o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.