Lula apoia Nísia e Saúde anuncia avanços

Nesta Semana: Lula e Nísia se unem em coletiva, Ministra aborda a dengue, programas de saúde e nova fábrica da Hemobrás

A semana teve início com um movimento político significativo do governo federal para conter o assédio contra o Ministério da Saúde e Nísia Trindade. Durante uma entrevista coletiva transmitida pela TV Brasil e Youtube, Lula e Nísia apresentaram novas iniciativas do governo para expandir a estrutura e o pessoal da atenção primária à saúde, fundamental para o acesso aos serviços de saúde pelos brasileiros. Nísia também destacou ações do governo iniciadas em 2023 e compartilhou dados sobre o progresso dessas políticas públicas.

Principais Pontos Abordados:
– Ampliação das Equipes de Saúde da Família, de Saúde Bucal e Multiprofissionais
– Formação e contratação de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias
– Financiamento de obras do PAC relacionadas ao setor de saúde
– Avanços na saúde digital com a integração de sistemas e investimentos em municípios

Desmistificando as Fake News sobre a Dengue:
Em meio às tentativas de desestabilização de Nísia, a dengue foi destaque na apresentação da Ministra. Ela ressaltou a importância das vacinas, embora ainda não disponíveis em quantidade suficiente para ser a principal ferramenta de combate à epidemia neste ano. A secretária de vigilância em saúde, Ethel Maciel, relatou uma tendência de diminuição das infecções pelo aedes aegypti na maioria dos estados, evidenciando o investimento e a atuação dos estados e municípios no combate ao mosquito.

Redução de Filas e Avanços Contra o Câncer:
Nísia anunciou investimentos do governo para diminuir as filas de cirurgias, com um registro de cerca de 600 mil cirurgias a mais em 2023. O programa de Ofertas de Cuidado Integrado foi apresentado com foco no reforço do diagnóstico precoce do câncer e na ampliação da oferta de especialistas.

Digitalização do SUS e Outros Destaques:
A digitalização do SUS é uma prioridade do governo, com investimentos em municípios para a integração de sistemas e a ampliação do aplicativo Meu SUS Digital. Lula também participou da coletiva, elogiando as ações do governo e destacando a importância das vacinas. Além disso, a inauguração da fábrica da Hemobrás em Pernambuco, em parceria com o laboratório japonês Takeda, simboliza a política de industrialização da saúde do governo, visando a produção nacional de itens prioritários para o SUS e a redução da dependência de insumos estrangeiros.

Essas iniciativas refletem o compromisso do governo em fortalecer o sistema de saúde e melhorar o acesso aos serviços para os brasileiros. Junte-se a nós para acompanhar essas transformações e receber atualizações diárias sobre saúde.